dimanche 25 juillet 2010

Equinodermos

São seres do Filo Echinodermata.

Eles geralmente sõa encontrados em grandes profundidades.

Hoje em dia, existem cerca de 7 000 espécies em vida e 13 000 extintas.



- Sistema digestorio: completo, com digestão extracelular.



- Sistema circulatorio: ausente ou reduzido, dependendo da espécie. Geralmente, as substancias são distribuidas pelo celoma.



- Sistema respiratorio: ausente ou reduzido. Quando é presente, a respiração é branquial.

- Não possuem sistema excretor. As excreções são lançadas diretamente no sistema hidrovascular.

- Sistema nervoso: simples. Composto por um anel nervoso que cricunda a boca(onde estão os nervos radias). Não possuem cérebro, mais alguns possuem gânglios. Podem existir olhos simples, células tateis e olfativas.

- A reprodução é sexuada. Eles liberam os gametas na agua, que serão fecundados(externamente). Apos a fecundação ha o desenvolvimento de um ou mais tipos de larva até que atinjam a idade adulta.

-> Possuem grande capacidade de regeneração


O Filo Echinodermata comporta cinco classe :




- Classe Crinoidea (lirio-do-mar) -> se alimentam de seres que estão em suspensão na agua e ficam fixos em rochas ou no fundo do mar; possui cerca de 600 espécies.














- Classe Asteroidea (estrelas-do-mar) -> se alimentam de presas capturadas e se locomovem através da circulação de agua por seus pés ambulacrais; possui cerca de 1 500 espécies.




















- Classe Ophiuroidea (ofiuro) -> Os seres dessa classe possuem cinco braços longos e finos unidos em um disco central. A classe comporta cerca de 1 600 especies.























- Classe Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-de-praia) -> seus animais apresentam espinhos em grande quantidade ao redor do corpo, que auxiliam na sua locomoção e servem como proteção contra predadores.



























- Classe Holothurioidea (holoturia ou pepino-do-mar) -> apreseta animais alongados; possui cerca de 1 000 espécies. Quando estão sendo atacados, eles liberam seus intestinos, e então, enquanto o predador se ocupa de seu sistema digestivo, eles fogem.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire